Saltön e o paraíso da costa oeste sueca

30 juli 2008

Västerås amanheceu clara, com céu azul e nuvens de algodão. Simplesmente iluminada. Diferente do entardecer de ontem no Lago Maralen.E quente feito o sertão nordestino do Brasil. As árvores se preparam para dias em que as folhas mudarão de cor(o verde já não é tão escuro e o amarelo começa a surgir) em sinal de que o outono breve virá. E o verão que veio com toda força me fez lembrar o que vivi aqui em 2005. O ano em que eu assisti a uma novela sueca. O nome dela? Saltön.

LEIF em Saltön

A novela Saltön foi escrita em 5 capítulos, mostrados toda segunda-feira, às 8 da noite, durante uma hora, sem intervalo comercial, em abril de 2005 e reprisada em 2006 e 2007. Sim, sem tempo de tomar fôlego. Foi escrita por Carin Mannheimer baseando-se nas obras Midsommarvals och Hummerfesten*, da escritora Viveca Lärns. 2.375.000 pessoas (27,4%) na Suécia pararam para se deliciar com uma história água com açúcar, onde seu final já era mais do que previsto, e tinha como pano de fundo, paisagens deslumbrantes.Sim...Para quem gosta de viajar e ter como lembrançaa fotos de cartão postal, Saltön é uma boa pedida. Além da calmaria e do romantismo do lugar.A FOTO ACIMA TRANSFORMEI EM TOP PARA O BLOG DO WILSON REZENDE , que adora paisagem marítima.
Mas, Saltön não existe na geografia sueca. Após o primeiro capítulo lá estava eu debruçada no mapa da Suécia à procura de Saltön.Assim descobri que a novela fora rodada na região de Skaftöbor, ao norte de Gotemburgo.
GOtemburgo(você precisa de 3 dias na cidade para conhecer um pouco da vida da mesma, onde o moderno e o antigo se misturam e tem opções para todas as idades) é cidade portuária, cercada de pedras, rios, lagos, canais e planícies e segunda maior da Suécia com +_500 mil habitantes. A cidade estava quente, em polvorosa. 12 horas e a fila enorme em frente ao estádio principal: O SHOW DO IRON MAIDEN. Nada que nos fizesse crer que deveríamos parar ali. Insistimos. Não tinha lugar nem para sentar na marina e tomar um refresco.A ponte principal da cidade se abre ( conforme foto) quando um navio, escuna ou barco com altura superior a ela se aproxima. Quem estiver circulando nela tem que parar.

Paramos no forte Bohus(foto acima), construído em 1308 pelo Rei norueguês Håkon, ao lado do vilarejo Kungälv. Este Castelo passou a ser sueco em 1658. E serviu de ponto estratégico para se defender dos piratas dinamarqueses. 15 km do centro de Gotemburgo e o único lugar em que encontramos para comer.


LYSEKIL
Depois das 14 horas partimos em direção a Grundsund(onde foram rodados 95% da novela), Rågårdsvik(onde ficamos) e Lysekils.




Rågårdsvik

E foi lá que eu e meu marido decidimos comemorar aniversário de casamento, 400 km de casa. O tempo voou. Diferente da novela sueca, onde o tempo corre feito água em córrego e a historia é contada numa lentidão nada parecida com o tresloucado mundo da novela brasileira. Alguns conceitos suecos foram mostrados de forma clara, tais como: a típica história sem maldade, personagens simples do dia a dia, sem nenhum aspecto caquético.Simplesmente gente.Nao vimos peitos e bundas de fora, beijos excessivos.Mas encantou o povo sueco. Muito menos cenas de alcoolismo, prostituição, assassinato, diferenças sociais,brigas e cenas enlouquecedoras.Nada dessa ordem.


GRUNDSUND

Me me mostrou algo que, na realidade, a sociedade sueca precisa e muito: rever seus valores de antigamente, onde pairava um pouco de romantismo no ar. O saudosismo é imperante numa sociedade em que os pés no chão e a cabeça em números é cada vez mais presente.


Rågårdsvik

Algo semelhante ao Brasil acontece em Saltön.O boon turístico.Aquele boon provocado por imagens de algum lugar mostrado na telinha e que faz todo mundo ficar curioso para conhecer.O lugarzinho é invadido por gregos e troianos. Impossível não se apaixonar pela paisagem. Lugar lindo e simples que chamou atenção das mídia AQUI, ALI,ACOLÁ. A costa oeste da Suécia é a área costeira mais linda do país e um dos paraísos na Terra. Abaixo, uma outra cidade que fica em Skafto.


FISKEBACKIL

Viver é um presente divino.Mesmo que tenhamos que superar grandes desafios. E nos últimos dias recebi dois prêmios lindos. Um da Vitóriae outro da Nina e segundo esta última "a gente oferece para aqueles blogs que têm um visual bonito pra mostrar ou algo que é muito sério pra o qual precisamos abrir o olho".. AGRADEÇO A AMBAS, DE CORAÇÃO E OFEREÇO A TODOS que me visitam e fazem de meus dias a oportunidade de enxergar que tenho algo bonito em mim e que cada partícula dele vem do bem que recebo das pessoas me rodeiam .POis no momento, eu sou a cópia fiel da frase da Cecília Meireles "Hoje desaprendo o que tinha aprendido até ontem e que amanhã recomeçarei a aprender." Sem nenhum trauma. Venho aprendendo a viver um dia de cada vez. Sem mágoas ou rancor. E no momento em que tenho chance de agradecer a um Deus que tudo pode e me deu amigos sem fim e aquele que hoje faz 61 anos de toda uma vida dedicada à arte da polidez, ética, honestidade, sinceridade e dedicação. E que um belo dia cruzou meu caminho.

TODAS AS FOTOS SÃO DE MINHA AUTORIA. MAIS, VOCÊ VERÁ AQUI.


"Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder a classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante." Charles Chaplin